WEST 1 Intercâmbio
  • Nossos Destinos
  • Austrália
  • Canadá
  • Irlanda
  • Nova Zelândia
  • Sobre nós
  • Blog
  • Nossos Serviços
  • Sobre a WEST 1
  • Social Media links
  • West 1 TV
  • Escolas e Cursos
  • Agências
  • Ouvidoria
  • Fale Conosco
  • Intercâmbio Sunshine Coast Austrália

    SUNSHINE COAST

    Snapshot

    Overview

    Overview

    › População:

    346.522 (2016)

    › Área:

    1.633 km²

    › Fuso Horário:

    Em relação ao Horário de Brasília: +13h

    › Código Telefônico:

    07

    › Localização (Região):

    ‎South East Queensland

    › Data de fundação:

    16 de Março de 2008

    › Densidade demográfica:

    212.20/km² (2016)

    › Temperatura média:

    Mínima média anual: 15,8 °C - Máxima média anual: 25,4 °C

    Climate

    Climate

    O clima da Sunshine Coast é subtropical, com temperatura quente e dias ensolarados o ano inteiro. No verão a média varia entre 21 e 29 ºC e as chuvas são esporádicas, enquanto no inverno a temperatura varia entre 10 e 22 ºC, sendo que a estação é seca.

    Lifestyle

    Lifestyle

    Pacato, sem grandes aglomerações e conectado à natureza, mas com um cenário de inovação crescente puxado pela abertura de centenas de startups.

    History

    History

    Os europeus se estabeleceram na Sunshine Coast no século XIX, inicialmente usando a costa como porto para escoamento de madeira e, posteriormente, usando as terras para fazendas de frutas e laticínios. Nas décadas seguintes, especialmente após a segunda guerra mundial, o turismo foi a indústria que mais cresceu, popularizando as praias da Sunshine e colocando a região como destino de férias. Em 2008, suas três principais cidades e condados, Caloundra, Maroochy e Noosa, tiveram suas áreas administrativas fundidas, oficializando a Sunshine Coast, que até então era apenas uma região, como uma nova cidade. A população de Noosa não gostou e, após dois referendos, votou para voltar a ser independente, o que aconteceu em 1o de janeiro de 2014. Ou seja, Noosa faz parte da região da Sunshine Coast, mas não da cidade.

    Cost of Living

    Cost of Living

    Informação não disponível.

    Public Transport

    Public Transport

    Com ônibus cobrindo toda a costa, de Caloundra a Noosa, e trem atravessando o interior, o transporte público da Sunshine Coast, a exemplo das vizinhas Brisbane e Gold Coast, também oferece o cartão recarregável Go Card, aceito nos diferentes meios de transportes. E com a vantagem de que estudante internacional paga metade do valor das passagens. Dentro de cada bairro, como são pequenos, é possível fazer a maioria das atividades do dia a dia a pé, de bicicleta ou de ônibus. Já no deslocamento para outros bairros ou praias mais distantes, ônibus é o ideal.

    Estude e trabalhe
    em SUNSHINE COAST

    Pouco mais de uma hora ao norte de Brisbane, Sunshine Coast é um extenso paraíso para quem busca um estilo de vida mais pacato, longe de grandes aglomerações e cercado por natureza e ótimas praias para o surfe.

    De Caloundra, o bairro mais ao sul da Sunshine Coast, até Laguna Bay, ao norte de Noosa Heads, o local mais procurado pelos estudantes internacionais, existem dezenas de pontos de surfe de alto nível, alguns secretos, outros mais conhecidos, que fazem a alegria dos iniciantes e dos mais experientes.

    Você sabia?

    • 'A mãe'

      O Monte Beerwah, de 556 metros de altitude, é conhecido como “a mãe” na mitologia Dreamtime, dos aborígenes;
    • 'Cisne Negro'

      O nome Maroochydore vem da palavra “murukutchi-da”, que significa terra do cisne negro para os aborígenes;
    • 'Abacaxi'

      Com 16 metros de altura, uma das atrações turísticas da região é um imenso abacaxi inaugurado em 1971 em Nambour.

    Saiba tudo sobre intercâmbio em SUNSHINE COAST

    Descubra por que estudar em Sunshine Coast com a WEST 1

    FAQ

    • 1) Por que estudar em Sunshine Coast

      Alavancada pela indústria de turismo, a economia da Sunshine Coast vem prosperando nas últimas décadas e atraindo centenas de startups para a região, que se transformou em um polo de inovação na Austrália. Isso se reflete na vida acadêmica e profissional da cidade, seja nos cursos de inglês em Maroochy e Noosa, nos cursos vocacionais do Sunshine Coast Institute of TAFE, em Mooloolaba, e na University of the Sunshine Coast, com suas unidades em Sippy Downs, Noosa e Fraser Island. Independentemente do que for cursar e onde morar, o estudante estará cercado por muita natureza, incluindo praias fantásticas, e sempre terá a vantagem de pagar somente metade do valor nas passagens de transporte público.
    • 2) 10 Motivos para estudar em Sunshine Coast

      1. Estudante brasileiro pode trabalhar 40 horas por quinzena (e em tempo integral durante as férias);
      2. Estudante internacional paga somente metade do valor das passagens no transporte público;
      3. Região se tornou um dos principais polos de inovação da Austrália;
      4. Região abriga a University of the Sunshine Coast, que possui sede em Sippy Downs e unidades em Noosa e Fraser Island;
      5. Sunshine Coast possui uma unidade do TAFE;
      6. Clima subtropical com sol e calor durante a maior parte do ano;
      7. Localizada a pouco mais de uma hora de distância de Brisbane;
      8. Estilo de vida pacato, cercado por natureza;
      9. Paraíso do surfe;
      10. Abriga dois dos maiores parques nacionais da Costa Sudeste de Queensland, o Noosa e o Mooloolah.
    • 3) Sobre a Sunshine Coast

      Sunshine Coast é a região costeira logo acima de Brisbane, que apesar das fusões e divisões recentes de suas principais cidades e condados, pode ser dividida em basicamente quatro regiões: Caloundra, ao sul, Maroochy, mais central, Noosa, ao norte, e Glass House Mountains, no interior. Para quem busca um estilo de vida mais pacato, Caloundra e Maroochy são ideais, mesclando águas tranquilas com ótimas praias para o surfe. Já Noosa Heads, o local preferido dos estudantes internacionais, é mais sofisticada e une uma natureza fantástica com praias, baía, rio, canais, floresta tropical e parque nacional com restaurantes de alto padrão e lojas das grifes mais caras do mundo.
    • 4) Acomodação em Sunshine Coast

      Muito importante, ao pesquisar um lugar para morar na Sunshine Coast, que este seja próximo à escola ou que seja facilmente acessível via transporte público. Dividimos as acomodações em dois tipos, de acordo com a duração da viagem:

      Curto prazo

      Hostels Backpackers (Albergues)

      Os hostels são boas opções para quem deseja economizar com acomodação. Os quartos em geral são coletivos, mas também há de casais e individuais. Preferidos dos viajantes jovens, os ambientes são bem descontraídos, de muita socialização e, com isso, muito procurados nas altas temporadas.

      Lodges

      São espécies de pousadas que oferecem quartos individuais, de casais e coletivos. O ambiente é menos agitado e mais privado do que os hostels, os preços são um pouco mais caros, mas ainda mais em conta do que os hotéis.

      Longo prazo

      Homestay (casa de família)

      A WEST 1 recomenda que, pelo menos nas primeiras semanas, o estudante se hospede em uma homestay, que são casas de famílias australianas ou de imigrantes que já estão há muitos anos no país. É lá que o estudante começa a ter contato com a cultura australiana, exercita o que aprende na escola, conhece a cidade e tira dúvidas. Para participar deste tipo de programa, as famílias são credenciadas pelo governo australiano, o que garante total segurança para o estudante.  

      Share accommodation

      Após o período da homestay, o estudante já está mais familiarizado com a escola e a cidade. Sentindo-se mais independente, o passo seguinte é dividir um apartamento ou um quarto com outros estudantes, muitos deles de nacionalidades diferentes, o que é uma experiência muito bacana, além de ser ótimo para aprimorar o idioma. O aluguel, na maioria das vezes, é pago semanalmente, e antes de se mudar é preciso depositar o famoso “bond”, que nada mais é do que um adiantamento que varia de duas a quatro semanas do aluguel.
    • 5) Trabalho em Sunshine Coast

      Na Austrália, assim que as aulas começam, o estudante pode trabalhar 40 horas por quinzena (e em tempo integral durante as férias). Para isso, é importante abrir uma conta de estudante em um banco e fazer o Tax File Number, um registro junto ao Australian Taxation Office que permitirá receber do empregador e se acertar com o imposto de renda. Com mais de 3,2 milhões de visitantes por ano, o turismo é a principal indústria da Sunshine Coast, que não para de crescer. Por isso, trabalhos em todas as áreas relacionadas à hotelaria e alimentação são os mais comuns. Lojas de varejo, seja nas ruas ou dentro de shopping centers, especialmente do Sunshine Plaza, em Maroochydore, também oferecem oportunidades, assim como mercados. Para os estudantes com qualificações mais específicas, vale ficar de olho nas startups.
    • 6) Atrações em Sunshine Coast

      Noosa é o coração turístico da Sunshine Coast, com boas praias para o surfe como Castaways, Sunrise e Sunshine, uma imensa baía (Laguna Bay), lagos e o rio Noosa. O centrinho de Noosa Heads, onde está uma das escolas de inglês, possui cafés, bancos, cinemas e mercado, mas a rua mais famosa é a Hastings, que concentra algumas das grifes de roupa mais caras do mundo, além de restaurantes sofisticados. No final dessa rua começa o deslumbrante Noosa National Park, paraíso com floresta tropical e animais silvestres. Maroochy é o centro da Sunshine Coast, área que vai de Mooloolaba, onde está o TAFE (instituição do governo que oferece cursos técnicos), a Marcoola, subúrbio do aeroporto. Saindo de Mooloolaba há uma trilha pela oral que passa por Alexandra Headland e vai até Maroochydore, que é linda e sempre tem algo acontecendo. Se você busca sossego, Marcoola e Twin Waters são praias quase desertas. Se deseja ver cangurus, wallabies e pássaros, embarque no Maroochy River até o Santuário de Maroochy Wetland Sanctuary, em Bli Bli. O subúrbio mais ao sul é Caloundra, que possui uma sequência de praias sensacionais, incluindo Golden Beach com suas águas tranquilas, King´s Beach, a mais popular, e algumas perfeitas para o surfe como Moffat, Currimundi e Wurtulla. Para o interior, há 16 penhascos vulcânicos conhecidos como Glass House Mountains. A vista na região é fantástica, assim como as caminhadas pela floresta tropical e os pequenos vilarejos com seus pubs, alimentos frescos e artesanatos.

    Mapa de SUNSHINE COAST