FAQs

Perguntas frequentes dos nossos alunos. Esta seção irá guiá-lo através de informações comuns e úteis para você começar.

Perguntas comuns por país

Escolha uma categoria

Perguntas mais frequentes

  • Qual é a melhor cidade da Austrália para fazer intercâmbio?

    Não existe uma melhor cidade na Austrália para fazer intercâmbio. Existe a melhor cidade para você. Por isso o trabalho de consultoria que a WEST 1 oferece através do atendimento dos nossos consultores é tão importante. O consultor vai entender o seu perfil e objetivos, e com base no conhecimento que já tem sobre as cidades da Austrália (tamanho, clima, escolas, custo de vida, oportunidades), vai te sugerir a que mais combina com você e onde você terá mais possibilidades de alcançar sucesso nesse seu projeto de intercâmbio.

  • É seguro morar na Irlanda?

    Sim, a Irlanda é muito segura. Como na maioria das grandes cidades, existem certas áreas em Dublin, onde se deve ter cuidado ao caminhar à noite. Caso contrário, os estudantes internacionais não devem se preocupar excessivamente com a presença de crimes graves.

    Muitas pessoas confundem a República da Irlanda com a Irlanda do Norte, que no passado fez manchetes internacionais por atentados terroristas e tiroteios, mas a República da Irlanda é em grande parte pacífica e muito segura.

  • Quais as principais cidades para fazer intercâmbio no Canadá?

    Toronto, Vancouver e Montreal têm as maiores populações de estudantes internacionais. Enquanto os intercambistas no Canadá tradicionalmente se agrupam nas grandes cidades, cada vez mais estão se espalhando para outros destinos. Há recrutamento ativo e competição entre as algumas cidades para atrair a imigração.

  • Com quanto tempo de antecedência devo começar a planejar meu intercâmbio para o Canadá?

    Quanto antes você iniciar o planejamento do seu intercâmbio, melhor. A WEST 1 aconselha que você inicie o planejamento pelo menos três meses antes do seu embarque. Nós consideramos esse o tempo mínimo necessário para a realização do processo com tranquilidade.

    É importante ressaltar que o prazo solicitado pela Embaixada do Canadá para aprovação do visto é de cerca de até 30 dias após a entrega de toda a documentação necessária.

    Esse é o prazo estipulado para o estudante que já tem um passaporte. Caso você ainda não tenha o passaporte, é aconselhável que você solicite o documento o quanto antes, na Polícia Federal.

  • Como solicito o meu visto de estudos para a Austrália?

    A WEST 1 auxilia o estudante em todas as etapas do planejamento do intercâmbio, inclusive na aplicação do visto, que é feita através de um departamento próprio com especialistas capacitados a realizarem esse tipo de processo, oferecendo todo o conforto e segurança ao estudante, que tem a vantagem de planejar toda a viagem em um único lugar. O departamento de vistos da WEST 1 ajuda na organização de todos os documentos para a solicitação do seu visto e acompanha todo o processo junto à Embaixada Australiana.

  • A Nova Zelândia fica realmente perto da Austrália?

    Os Kiwis, como são conhecidos os neozelandes, costumam brincar quando perguntados: "Não longe o suficiente!"

    Brinbcadeiras e rivalidades a parte, na realidade, a Austrália fica a um pouco mais de 1.200 km (745 milhas) para o oeste. O tempo de vôo de Auckland a Sydney é de duas horas e meia, com partidas frequentes ao longo do dia.

  • Como solicito meu visto para a Irlanda?

    Estudantes brasileiros não precisam solicitar um visto antes do embarque. O visto para você entrar no país é concedido pelo Departamento de Imigração assim que você chega na Irlanda, ainda no aeroporto. Para isso, no momento do desembarque o estudante deve ter em mãos uma carta da escola, a confirmação de matrícula no curso e o endereço de onde vai se hospedar. Num primeiro momento o oficial da imigração concede ao estudante um visto provisório com duração de 30 a 90 dias. O estudante que estiver matriculado em um curso com duração superior a três meses deve adquirir, depois que entra no país, o Irish Residence Permit (IRP), visto que será válido de acordo com a duração do curso.

  • Como eu solicito o meu visto para o Canadá?

    A WEST 1 te auxilia em todas as etapas do planejamento do intercâmbio, inclusive na aplicação do visto, com o acompanhamento de especialistas preparados e capacitados que vão garantir o máximo de segurança no processo. Os consultores WEST 1 te orientam e ajudam com a organização de todos os documentos para a solicitação do seu visto, além de acompanhar o processo junto à Embaixada Canadense.

  • Em que casos é necessário ter um visto de estudos para a Austrália?

    O visto de estudante é necessário caso você se matricule em um curso cadastrado no CRICOS (Commonwealth Register of Institutions and Courses for Overseas Students) com duração mínima de 14 semanas. A aplicação é realizada pelo departamento de vistos da WEST 1. O Departamento de Imigração Australiano solicita os documentos abaixo para a aplicação do visto de estudante:

    • Cópia colorida da página com seus dados pessoais do passaporte;
    •  Cópia colorida da sua identidade (RG);
    •  Carta de propósito (intenção) da viagem;
    •  Documentos comprovantes de escolaridade;
    •  Documentos profissionais;
    •  Comprovação financeira;
    •  Cópia da passagem aérea;
    •  Cópia da confirmação de matrícula na escola (COE);
    •  Seguro-saúde (OSHC).

    Se você quer saber mais detalhes sobre o visto de estudante para a Austrália, acesso gratuitamente o nosso eBook “Guia Completo: Como aplicar para o visto de estudos na Austrália?”

  • Eu vou aprender inglês ou francês durante o meu intercâmbio no Canadá?

    Depende das suas escolhas.

    A língua predominante na maior parte do Canadá é o inglês, mas o francês predomina da província de Quebec. Portanto, o idioma que você vai aprender durante o seu intercâmbio no Canadá depende da região que escolher para morar e o próprio curso que se matricular.

  • Em que casos é necessário ter um visto de estudante na Irlanda?

    O visto de estudante é necessário caso você se matricule em um curso de uma escola pertencente à lista ILEP, com duração mínima de 25 semanas ou mais. A aplicação é realizada diretamente no Departamento de Imigração Irlandês. E você vai precisar estar com os documentos abaixo:

    • Passaporte original;
    • Carta da escola comprovando a matrícula e o pagamento integral do curso;
    • Comprovação de 3 mil euros;
    • Pagamento da taxa do IRP no valor de 300 euros.
  • Em que casos é necessário ter um visto de estudante para o Canadá?

    O visto de estudante é necessário para quem vai fazer cursos de período integral superiores a 6 meses. Para solicitar esse tipo de visto você precisa estar matriculado e ter em mãos a carta de aceitação de uma escola pertencente à Designated Learning List (DLI), lista de escolas credenciadas que pode ser conferida no site do Departamento de Imigração do Canadá.

    O Departamento de Imigração Canadense solicita os documentos abaixo para a aplicação do visto de estudante:

    • Formulários de permissão de estudos preenchidos e assinados;
    • Duas fotos recentes em tamanho 3x5;
    • Carta de aceitação emitida pela escola no Canadá;
    • Passaporte válido;
    • Comprovação financeira (cerca de 1.200 a 1.500 dólares canadenses por mês de visto comprovados através de extratos bancáriosdos três últimos meses ou declaração do imposto de renda com recibo);
    • Carta de intenção (informando o motivo do intercambista estudar no Canadá);
    • CAQ – Cetificado de Aceitação de Quebec (caso esse seja o destino do estudante)
  • Qual será a validade do meu visto para a Austrália

    A validade de um visto para a Austrália está diretamente ligada ao tipo de visto que foi solicitado. Um visto de turismo, por exemplo, tem uma validade média de 3 meses, podendo chegar a até 12 meses em alguns casos, com entradas múltiplas no país.

    Já no caso do vistos de estudos, a validade vai depender do tipo de curso e principalmente da duração do curso que será realizado, mais um período de férias após a conclusão do curso.

    Por exemplo:

    • Para cursos com duração de 14 semanas a 10 meses, o visto poderá ter um mês a mais após o final do curso.
    • Para cursos com duração superior a 10 meses, o visto poderá ter até dois meses mais de validade depois do término do curso. Caso o curso tenha duração superior a 10 meses e termine entre novembro e dezembro, o visto de estudos poderá ser válido até o dia 15 de março do ano seguinte.
  • Qual é a validade do meu visto para o Canadá?

    A validade de um visto para o Canadá está diretamente ligada ao período de estudos no país. Um visto de turismo, por exemplo, tem validade média de 3 meses, podendo chegar a até 6 meses. Já no caso do visto de estudos, ele terá a duração de acordo com o tempo do curso que o estudante vai fazer. Por exemplo, se você estiver matriculado em uma escola para um curso de 6 meses, o visto terá a duração do período do curso.

  • Qual será o meu custo de vida na Austrália?

    De acordo com o Departamento de imigração Australiano, o custo de vida de um estudante na Austrália é de cerca de AUD$ 1690,00 por mês. Vale lembrar que essa é apenas uma estimativa, já que não há como informar um valor exato, pois os gastos dependem de diversos fatores que vão do padrão de vida do estudante até a cidade onde ele mora. Você pode saber mais sobre o Custo de Vida na Austrália neste post do Blog do Intercâmbio da WEST1. E para saber sobre o custo de vida em cada uma das seis cidades da Austrália que tem agências da WEST 1, basta assistir os vídeos que estão nessa playlist no nosso canal no YouTube.

  • Qual será o meu custo de vida no Canadá?

    De acordo com o Departamento de imigração canadense, o custo de vida de um estudante no país varia de 1.200 a 1.500 dólares canadenses por mês. Mas essa é apenas uma estimativa, já que não não há como informar um valor exato pois os gastos dependem de diversos fatores como por exemplo a cidade onde você vai morar e o estilo de vida que você vai ter.

  • Eu posso trabalhar enquanto estiver na Canadá?

    O Governo Canadense não permite que estudantes de inglês e francês trabalhem legalmente no país. Apenas estudantes de cursos profissionalizantes com o componente Co-Op e estudantes de ensino superior podem trabalhar por até 20 horas semanais durante o período do intercâmbio.

    Os programas de Co-Op tem duração de 48 semanas e geralmente são voltados para as áreas de Hotelaria e Serviços. Para ingressar nesse tipo de curso o estudante deve comprovar um nível mínimo de domínio do idioma. O programa é dividido em duas etapas compostas por aulas teóricas sobre o tema e um estágio na área.

  • Qual é o clima na Irlanda?

    A Irlanda possui um clima ameno com raras mudanças extremas. O sul do país possui uma pequena diferença de temperatura comparado ao norte, e normalmente chove mais na região oeste do que no leste. No inverno as temperaturas médias variam entre 4ºC e 7ºC, sendo que no verão variam entre 15ºC e 20ºC.

    As estações climáticas da Irlanda são diferentes das do Brasil, já que a a Irlanda está no Hemisfério Norte. Sendo:

    • Primavera: de fevereiro a abril
    • Verão: de maio a julho
    • Outono: de agosto a outubro
    • Inverno: de novembro a janeiro
  • É preciso contratar a acomodação antes de embarcar e para todo o período do curso?

    É aconselhável que o estudante, ao sair do Brasil, já tenha uma reserva de acomodação para um período mínimo de 4 semanas. Muitos estudantes optam por uma homestay pois serão recebidos por uma família local já experiente que irá ajudá-los na adaptação ao novo país.

    Após esse primeiro período é comum que o estudante se junte a outros intercambistas e alugue uma casa ou apartamento que seja mais próxima à escola, ao centro da cidade, pois isso pode ajudar a economizar no aluguel e no transporte.

    Caso o estudante queira, ele pode prorrogar a estadia na casa de família ou residência estudantil, desde que comunique à escola ou agência com antecedência para garantir a disponibilidade da acomodação. Uma das vantagens de reservar a acomodação somente para o primeiro mês, é que o pagamento, feito ainda no Brasil, é menor. E você pode pagar a acomodação para os meses seguintes já com o dinheiro que estiver recebendo país de destino, caso vá trabalhar no país.

  • Quais são as principais cidades da Austrália?

    Os principais destinos de intercâmbio na Austrália são as 6 maiores cidades do país:

    • Adelaide
    • Brisbane
    • Gold Coast
    • Melbourne
    • Perth
    • Sydney

    A maioria dos intercambistas escolhem uma dessas cidades para a realização do intercâmbio, porém é existem escolas em cidades menores e mais remotas da Austrália para aqueles que buscam um estilo de vida mais sossegado, longe dos grandes centros.

Whatsapp WEST 1

WhatsApp
Close and go back to page