WEST 1

Intercâmbio

  • Nossos Destinos
  • Austrália
  • Canadá
  • Irlanda
  • Nova Zelândia
  • Sobre nós
  • Blog
  • Nossos Serviços
  • Sobre a WEST 1
  • Social Media links
  • West 1 TV
  • Escolas e Cursos
  • Agências
  • Fale Conosco
  • Adelaide Austrália

    ADELAIDE

    Snapshot

    Overview

    População

    1.315.346 (Jun/2017)

    Área

    3.258 km²

    Fuso Horário

    Em relação ao Horário de Brasília: +12h30

    Código Telefônico

    08

    Localização (Região)

    South Australia

    Data de fundação

    28 de dezembro de 1836

    Índice de melhor cidade para se viver

    Colocação: 5º (2018)

    Densidade demográfica

    404.205/km² (2017)

    Custo de vida

    Estimativa mensal para uma pessoa (sem aluguel): AU$ 1.250

    Temperatura média

    Mínima média anual: 12,3 °C - Máxima média anual: 22,4 °C

    Climate

    Adelaide possui clima mediterrâneo, com as quatro estações bem definidas, sendo os invernos frios e relativamente úmidos, mas sem neve (10 a 15 ⁰C), os verões longos e secos (25 a 35 ⁰C) e céu azul durante a maior parte do ano.

    Lifestyle

    Sereno e tranquilo, mas com uma vida cultural bastante intensa. Permite morar nas colinas e ainda estar perto do mar.

    History

    A colonização de South Australia foi muito diferente do restante do país. Em vez de ser usada como colônia penal, ela foi erguida por homens livres, que tentaram formar uma sociedade mais tolerante e justa. Esses colonizadores, em sua maioria protestantes ingleses e luteranos alemães, construíram uma cidade planejada e transformaram Adelaide na cidade das igrejas, que são verdadeiros tesouros arquitetônicos.

    Cost of Living

    Estimativa mensal para uma pessoa (sem aluguel): AU$ 1.250

    Public Transport

    Chamada de “cidade de 20 minutos”, é muito fácil e rápido se deslocar por Adelaide, principalmente através do sistema de transporte público, que inclui ônibus, trens e bondes.
    O estado de South Australia foi o primeiro a conceder aos estudantes internacionais o mesmo desconto nas passagens dos estudantes locais, o que só reforça o uso do transporte público, sobretudo no centro da cidade, cujas viagens de ônibus e bondes são gratuitas.
    Para os adeptos da bicicleta, Adelaide, com suas ruas largas e planas e grande quantidade de ciclovias, é maravilhosa para se explorar de bike. A cidade é tão entusiasta que disponibiliza duas bombas em localidades diferentes para encher os pneus.

    Estude e trabalhe
    em ADELAIDE

    Palco de mais de 500 eventos por ano, South Australia é oficialmente o “Estado dos Festivais”,  a ponto deste slogan ter rodado na placa dos veículos entre 1981 e 2008. Outra vocação são os vinhos. O estado produz mais de 50% de todo o vinho australiano e possui duas das regiões vinícolas mais celebradas do país, Barossa e McLaren Valley. Não por acaso, Adelaide é reconhecida mundialmente como umas das grandes capitais de vinho do planeta e tem mais restaurantes per capita do que qualquer outra grande cidade da Austrália.

    Com pouco mais de 1.3 milhão de habitantes, sendo cerca de 25% nascida fora da Austrália, Adelaide é uma cidade planejada, que possibilita viver nas colinas e ainda estar perto do mar. O estilo de vida é bastante tranquilo, ao mesmo tempo em que oferece uma programação cultural extremamente rica e ativa.

    Você sabia?

    • '20 minutinhos'

      Adelaide é conhecida pela fácil locomoção. Você chega em qualquer lugar da cidade em menos de 20 minutos.
    • 'Igrejas'

      Adelaide é conhecida como Cidade das Igrejas.
    • 'Tudo verde'

      Adelaide é uma cidade no parque, com mais de 760 hectares de áreas verdes circundando a cidade e North Adelaide.
    • 'Clima'

      Adelaide oferece mais de 2.500 horas de sol por ano e sem a umidade de outras cidades australianas.

    Saiba tudo sobre intercâmbio em ADELAIDE

    Descubra porque estudar em Adelaide com a WEST 1

    FAQ

    • 1) Por que estudar em Adelaide

      Capital do estado de South Australia, Adelaide é a quinta maior capital australiana e, ao mesmo tempo, uma das mais acessíveis financeiramente, custando cerca de 20% menos do que Sydney e Melbourne e 5% menos do que Brisbane e Perth. Conhecida como a "Capital do Prêmio Nobel" da Austrália, Adelaide apoiou e produziu cinco laureados do Prêmio Nobel, centenas de acadêmicos que conseguiram as prestigiosas bolsas de estudo Rhodes e Fulbright e é o lar de três universidades estaduais e duas internacionais. Em Adelaide, nenhum lugar é longe demais. Além de viverem a 20 minutos de qualquer outro ponto da cidade, os estudantes internacionais também recebem as mesmas concessões no transporte público dos estudantes locais, pagando somente metade do valor da passagem.
    • 2) 10 motivos para estudar em Adelaide

      • Estudante brasileiro pode trabalhar 40 horas por quinzena (e em tempo integral durante as férias);
      • Tudo é perto;
      • Custo de vida muito mais em conta do que as outras grandes cidades;
      • Estudantes internacionais têm o mesmo desconto no transporte público do que os estudantes domésticos;
      • Três universidades estaduais e duas internacionais;
      • Cidade com maior quantidade per capita de restaurantes;
      • Constantemente eleita entre as 5 melhores do mundo para se viver;
      • Clima mediterrâneo;
      • Une praia e colinas;
      • Repleta de parques e espaços verdes.
    • 3) Sobre Adelaide

      Constantemente classificada como a quinta melhor cidade do mundo para se viver pelo “Global Liveability Report”, da Economist Intelligence Unit, Adelaide oferece toda a conveniência de uma moderna capital, mas sem as dificuldades inerentes à uma cidade grande. Adelaide é cercada por colinas a leste e por mais de 70 quilômetros de costa a oeste, sendo que você está a 20 minutos de qualquer lugar. Repleta de espaços verdes, incluindo belos parques e subúrbios tranquilos, caminhadas a pé e bicicleta são duas ótimas opções para se locomover. As praias oferecem águas calmas e seguras, enquanto as colinas, altamente arborizadas e com vista para a cidade, são a porta de entrada para muitas atrações de South Australia como festivais, eventos, vinícolas, restaurantes, mercados e muito mais.
    • 4) Acomodação em Adelaide

      Muito importante, ao pesquisar um lugar para morar, que este seja próximo à escola ou que seja facilmente acessível via transporte público. Dividimos as acomodações em dois tipos, de acordo com a duração da viagem:

      Acomodação de Curto prazo

      Hostels Backpackers (Albergues)

      Os hostels são boas opções para quem deseja economizar com acomodação. Os quartos em geral são coletivos, mas também há de casais e individuais. Preferidos dos viajantes jovens, os ambientes são bem descontraídos, de muita socialização e, com isso, muito procurados nas altas temporadas.

      Lodges

      São espécies de pousadas que oferecem quartos individuais, de casais e coletivos. O ambiente é menos agitado e mais privado do que os hostels, os preços são um pouco mais caros, mas ainda mais em conta do que os hotéis.

      Acomodação de Longo prazo

      Homestay (casa de família)

      A WEST 1 recomenda que, pelo menos nas primeiras semanas, o estudante se hospede em uma homestay, que são casas de famílias australianas ou de imigrantes que já estão há muitos anos no país. É lá que o estudante começa a ter contato com a cultura australiana, exercita o que aprende na escola, conhece a cidade e tira dúvidas. Para participar deste tipo de programa, as famílias são credenciadas pelo governo australiano, o que garante total segurança para o estudante.

      Share accommodation

      Após o período da homestay, o estudante já está mais familiarizado com a escola e a cidade. Sentindo-se mais independente, o passo seguinte é dividir um apartamento ou um quarto com outros estudantes, muitos deles de nacionalidades diferentes, o que é uma experiência muito bacana, além de ser ótimo para aprimorar o idioma. O aluguel, na maioria das vezes, é pago semanalmente, e antes de se mudar é preciso depositar o famoso “bond”, que nada mais é do que um adiantamento que varia de duas a quatro semanas do aluguel.
    • 5) Trabalho em Adelaide

      Na Austrália, assim que as aulas começam, o estudante pode trabalhar 40 horas por quinzena (e em tempo integral durante as férias). Para isso, é importante abrir uma conta de estudante em um banco e fazer o Tax File Number, um registro junto ao Australian Taxation Office que permitirá receber do empregador e se acertar com o imposto de renda. Em Adelaide, devido a grande vocação da cidade para a área de serviços, trabalhos nas indústrias de restaurante e hotelaria, seja na cozinha, servindo, na arrumação e recepção são bastante comuns, assim como trabalhos na construção civil.
    • 6) Atrações em Adelaide

      Conhecida como o “Estado dos Festivais”, South Australia é palco de mais de 500 eventos por anos, sendo mais de 400 deles em Adelaide. O mais importante é o Adelaide Festival of Arts, que acontece a cada dois anos no Festival Centre, icônico complexo de artes às margens do rio Torrens, na capital. Outros destaques são a Santos Tour Down Under, Adelaide Fringe Festival, Adelaide 500 e WOMADelaide, no verão/outono; e Adelaide Cabaret Festival, SALA Festival, Royal Adelaide Show e OzAsia Festival, no inverno/primavera. Já no arredores, além das regiões vinícolas como Barossa, McLaren e Clare Valley, tem também a Yorke Peninsula com suas ótimas e isoladas praias para o surfe, pesca e mergulho, a Eyre Peninsula, famosa pelos lagos de água rosa, praias e vida marinha selvagem, a inóspita Nullarbor Plain, a última fronteira entre South Australia e o Outback, e Kangaroo Island, destino para todas as estações, com vida selvagem abundante, lindas paisagens e fauna nativa.

    Mapa de ADELAIDE