WEST 1

Intercâmbio

  • Nossos Destinos
  • Austrália
  • Canadá
  • Irlanda
  • Nova Zelândia
  • Sobre nós
  • Blog
  • Nossos Serviços
  • Sobre a WEST 1
  • Social Media links
  • West 1 TV
  • Escolas e Cursos
  • Agências
  • Fale Conosco
  • Intercâmbio em Brisbane Austrália

    BRISBANE

    Snapshot

    Overview

    População

    2.326.656 (Jun/2017)

    Área

    15.826 km²

    Fuso Horário

    Em relação ao Horário de Brasília: +13h

    Código Telefônico

    07

    Localização (Região)

    South East Queensland

    Data de fundação

    13 de Maio de 1825

    Índice de melhor cidade para se viver

    Colocação: 16º (2017)

    Densidade demográfica

    145/km² (2017)

    Custo de vida

    Estimativa mensal para uma pessoa (sem aluguel): AU$ 1,184

    Temperatura média

    Mínima média anual: 16,2 °C - Máxima média anual: 26,4 °C

    Climate

    Com clima subtropical úmido, os verões são úmidos e quentes, com temperatura média em janeiro de 26 °C, e invernos secos e moderados, com temperatura média de cerca de 17 °C, e dias bem ensolarados. Nos meses de novembro a março são comuns tempestades na cidade, sendo que fevereiro é o mês mais chuvoso.

    Lifestyle

    Cosmopolita, mas com dia a dia despretensioso e tranquilo.

    History

    O primeiro assentamento de europeus em Brisbane surgiu em 1824 em Redcliffe, como colônia penal para abrigar os condenados mais difíceis da colônia de Botany Bay, em New South Wales. Devido às águas inóspitas e aos constantes conflitos com os aborígenes, a colônia passou para a margem do Brisbane River, onde ficou até 1939, quando foi desativada. Em 1942, Moreton Bay foi aberta a todos os colonos livres e, a partir daí, a população branca cresceu na região, expulsando os aborígenes. Brisbane se desenvolveu durante o século XX e sediou eventos importantes como o Commonwealth Games, em 1982, a World Expo, em 1988, e o Goodwill Games, em 2001.

    Cost of Living

    Estimativa mensal para uma pessoa (sem aluguel): AU$ 1,184

    Public Transport

    O sistema de transporte público de Brisbane inclui ônibus, trem e balsa e a maneira mais fácil de se locomover pela cidade é usando o cartão recarregável Go Card, aceito nos diferentes meios de transportes. O sistema cobre oito zonas do sudeste de Queensland, que se estende de Gold Coast a Sunshine Coast, passando pelo centro de Brisbane e abrangendo as sub-regiões leste, norte, sul e oeste da cidade, além de áreas em Moreton Bay como Ferny Hills e Eatons Hill.

    Estudante internacional tem a vantagem de pagar metade do valor das passagens em Brisbane, sendo que no centro da cidade, das 7 às 18h dos dias de semana, há ônibus circulares gratuitos para todos. E, para quem prefere pedalar, extensas ciclovias percorrem a cidade, proporcionando uma maneira saudável e barata de se locomover.

    Estude e trabalhe
    em BRISBANE

    Segundo maior estado da Austrália, Queensland é quase cinco vezes o tamanho do Japão e quase sete vezes da Grã-Bretanha. Com território tão grande, não é de se estranhar que tenha três aeroportos internacionais: o mais ao norte em Cairns, o mais ao sul em Gold Coast e o mais central em Brisbane, sua capital.

    Terceira cidade mais populosa da Austrália, Brisbane cresceu ao redor de Moreton Bay e está situada, literalmente, onde o rio Brisbane faz a curva. Em forma de “U”, Brissy, como é carinhosamente chamada, é uma cidade que une a modernidade dos arranha-céus com a herança secular de prédios construídos próximos ao rio, tudo em meio à vegetação tropical e relativamente próximo de duas deslumbrantes faixas litorâneas do estado: Gold Coast e Sunshine Coast.

    Você sabia?

    • 'Brissy'

      Brisbane é carinhosamente chamada “Brissy”
    • 'Cute!'

      Coala é o animal-símbolo do estado de Queensland.
    • 'Anemonefish'

      O símbolo aquático de Queensland é o Anemonefish da Grande Barreira de Corais.
    • 'Quanta beleza!'

      Queensland possui cinco áreas consideradas Patrimônio Mundial pela Unesco: Grande Barreira de Corais, Trópicos úmidos de Queensland, que incluem as Florestas Tropicais de Gondwana, Ilha Fraser e sítios arqueológicos de fósseis de mamíferos em Naracoorte

    Saiba tudo sobre intercâmbio em BRISBANE

    Descubra porque estudar em Brisbane com a WEST 1

    FAQ

    • 1) Por que Estudar em Brisbane

      Sete das dez universidades de Queensland possuem campus em Brisbane, o coração do estado. Não por acaso, a cidade realiza o maior dia de orientação para estudantes internacionais da Austrália, o Brisbane Welcomes International Students Festival, que reúne mais de 8 mil alunos anualmente. O Brisbane City Council, equivalente à prefeitura na Austrália, oferece acesso gratuito a redes de wifi em 22 dos mais populares parques da cidade, além de disponibilizar filmes para serem assistidos gratuitamente em muitos destes parques. É o projeto Shade Cinema. Os estudantes internacionais de Brisbane também economizam com o transporte público, já que pagam somente metade do valor das passagens.
    • 2) 9 Motivos para estudar em Brisbane

      • Estudante brasileiro pode trabalhar 40 horas por quinzena (e em tempo integral durante as férias);
      • Estudante internacional paga somente metade do valor das passagens no transporte público;
      • Sete das dez universidades de Queensland possuem campus em Brisbane;
      • Constantemente eleita entre as 20 melhores do mundo para se viver;
      • Clima subtropical úmido;
      • 75 km de Gold Coast e 105 km de Sunshine Coast;
      • Repleta de parques com wifi grátis;
      • Cidade que mais cresce na Austrália;
      • Cidade cosmopolita, mas ainda com estilo de vida bem despretensioso e tranquilo.
    • 3) Sobre Brisbane

      Eleita em 2017 a 16a melhor cidade do mundo para se viver, segundo o Global Liveability Ranking da Economist Intelligence Unit, Brisbane é uma excelente opção para quem não faz questão de viver em uma cidade praiana, mas adora estar rodeado de água. Cortada pelo deslumbrante Brisbane River e banhada pela mágica Moreton Bay, baía que é separada pelo Oceano Pacífico por quatro ilhas de areia - Moreton, Bribie, North e South Stradbroke - Brisbane também está a somente 75 km de Gold Coast e 105 km de Sunshine Coast. Há anos, é a cidade que mais cresce na Austrália, já possui infra-estrutura e opções de lazer cosmopolita, mas ao mesmo tempo ainda possui um ar despretensioso e tranquilo que faz toda a diferença. E no inverno, quando as capitais do sul estão com temperaturas realmente baixas, em Brisbane é possível se aquecer na varanda de casa ou ao ar livre curtindo o sol e contemplando o belo céu azul.
    • 4) Acomodação em Brisbane

      Muito importante, ao pesquisar um lugar para morar, que este seja próximo à escola ou que seja facilmente acessível via transporte público. Dividimos as acomodações em dois tipos, de acordo com a duração da viagem:

      Curto prazo

      Hostels Backpackers (Albergues)

      Os hostels são boas opções para quem deseja economizar com acomodação. Os quartos em geral são coletivos, mas também há de casais e individuais. Preferidos dos viajantes jovens, os ambientes são bem descontraídos, de muita socialização e, com isso, muito procurados nas altas temporadas.

      Lodges

      São espécies de pousadas que oferecem quartos individuais, de casais e coletivos. O ambiente é menos agitado e mais privado do que os hostels, os preços são um pouco mais caros, mas ainda mais em conta do que os hotéis.  

      Longo prazo

      Homestay (casa de família)

      A WEST 1 recomenda que, pelo menos nas primeiras semanas, o estudante se hospede em uma homestay, que são casas de famílias australianas ou de imigrantes que já estão há muitos anos no país. É lá que o estudante começa a ter contato com a cultura australiana, exercita o que aprende na escola, conhece a cidade e tira dúvidas. Para participar deste tipo de programa, as famílias são credenciadas pelo governo australiano, o que garante total segurança para o estudante.

      Share accommodation

      Após o período da homestay, o estudante já está mais familiarizado com a escola e a cidade. Sentindo-se mais independente, o passo seguinte é dividir um apartamento ou um quarto com outros estudantes, muitos deles de nacionalidades diferentes, o que é uma experiência muito bacana, além de ser ótimo para aprimorar o idioma. O aluguel, na maioria das vezes, é pago semanalmente, e antes de se mudar é preciso depositar o famoso “bond”, que nada mais é do que um adiantamento que varia de duas a quatro semanas do aluguel.
    • 5) Trabalho em Brisbane

      Na Austrália, assim que as aulas começam, o estudante pode trabalhar 40 horas por quinzena (e em tempo integral durante as férias). Para isso, é importante abrir uma conta de estudante em um banco e fazer o Tax File Number, um registro junto ao Australian Taxation Office que permitirá receber do empregador e se acertar com o imposto de renda. Com uma população de 2 milhões de habitantes, Brisbane é a capital que mais cresce na Austrália, o que tem impactado positivamente o mercado de trabalho, com grande variedade de oportunidades nos setores público e privado. Para os estudantes internacionais, as áreas de hotelaria e restaurantes são as principais opções, além de construção civil e limpeza.
    • 6) Atrações em Brisbane

      Apesar de tranquila para os padrões de uma capital, Brisbane possui programação cultural repleta de atividades, muitas delas espalhadas pelas margens do rio. O Queensland Cultural Centre, por exemplo, em South Bank, abriga diversas formas de manifestações artísticas em suas galerias, museus, teatros e demais espaços trazendo expoentes locais, nacionais e internacionais. Os ecléticos New Farm e Fortitude Valley também valem a visita, assim como a Galeria de Arte Moderna, a maior de arte moderna da Austrália com mais de 10 mil obras em seu acervo. O ponto alto do ano é o Brisbane Festival, que acontece entre setembro e outubro. Alguns passeios muito bacanas para serem feitos em Brisbane e nos arredores incluem escalada e rapel na Story Bridge, canoagem no Brisbane River, compras no mercado a céu aberto Collective Markets, Craft Beer Tour com direito a degustação de 20 cervejas artesanais, além de passeios de balsa pela Moreton Bay e para North Stradbroke, onde há ótimas praias para o surfe, além, é claro, de muita diversão em Gold Coast e Sunshine Coast.

    Mapa de BRISBANE