WEST 1

Intercâmbio

  • Nossos Destinos
  • Austrália
  • Canadá
  • Irlanda
  • Nova Zelândia
  • Sobre nós
  • Blog
  • Nossos Serviços
  • Sobre a WEST 1
  • Social Media links
  • West 1 TV
  • Escolas e Cursos
  • Agências
  • Fale Conosco
  • CANBERRA

    Snapshot

    Overview

    População

    447.457 (Jun/2017)

    Área

    814,2 km²

    Fuso Horário

    Em relação ao Horário de Brasília: +13h

    Código Telefônico

    02

    Localização (Região)

    New South Wales

    Data de fundação

    12 de Março de 1913

    Índice de melhor cidade para se viver

    Colocação: 22a (2018) - 4a da Austrália

    Densidade demográfica

    173.3/km² (2017)

    Custo de vida

    Estimativa mensal para uma pessoa (sem aluguel): AU$ 1.137

    Temperatura média

    Mínima média anual: 7 °C - Máxima média anual: 20,2 °C

    Climate

    As quatro estações do ano são bem definidas em Canberra, que apresenta clima predominantemente seco. Os verões são quentes, com aproximadamente nove horas de sol por dia e temperaturas variando entre 12º e 27ºC. Já os invernos são frios, apresentam cerca de cinco horas de sol por dia e temperaturas entre 1º e 12ºC. Destaque para a primavera, que cobre a cidade com o colorido único das flores.

    Lifestyle

    Cidade proporciona um ambiente seguro, descontraído e acolhedor.

    History

    As primeiras expedições europeias a desembarcar em Canberra chegaram no início da década de 1820, instalando os primeiros assentamentos por volta de 1824. O crescimento foi lento.
    A história começou a mudar com os debates sobre a formação de uma federação, no final do século XIX, que resultou na fundação da Austrália.
    Melbourne e Sydney há décadas brigavam para ser a capital do novo país, e em 1901 chegaram ao consenso de que a capital não seria em nenhuma dessas cidades, mas dentro do estado de New South Wales, que em 1906 concordou em ceder um pedaço de seu território.
    Concorrendo com outros dez locais, Canberra foi escolhida em 1908 para ser a sede administrativa, que faria parte de uma área maior chamada Australian Capital Territory, ou ACT.

    Um grande concurso internacional foi realizado para selecionar o melhor projeto para a construção da cidade. Ganhou o do arquiteto de Chicago (EUA) Walter Burley Griffin, em 1912. Canberra foi oficialmente fundada em março de 1913 e as obras começaram neste mesmo ano. Apesar do entusiasmo inicial, as duas Grandes Guerras e a Depressão de 1929 atrasaram o andamento, e por muito tempo Canberra não passava de uma capital no meio do mato. Griffin chegou a ser demitido, assim como outros responsáveis pelas obras, até que na década de 1950 o primeiro-ministro australiano Robert Menzies retomou a construção. Para isso, contou com a consultoria do urbanista britânico William Holford, que havia sido um dos juízes que escolheu o projeto de Lúcio Costa para Brasília. Entre as inovações de Holford, um lago artificial inspirado no Lago Paranoá, que foi batizado em homenagem ao arquiteto do projeto original, Burley Griffin.

    Nas décadas seguintes, esculturas e monumentos foram construídos, assim como prédios importantes como a National Library, High Court e National Gallery, e também novos subúrbios, muitos deles batizados com nomes de políticos como Barton, Deakin e Reid. Em 1988, a nova e definitiva Parliament House foi inaugurada em Capital Hill, tornando-se um dos cartões postais mais emblemáticos de Canberra.

    Cost of Living

    Informação Não Disponível.

    Public Transport

    Por ser uma cidade planejada, o transporte público é bastante organizado e rápido, com linhas de ônibus que atravessam a cidade em aproximadamente 40 minutos e cobrem praticamente todas as atrações da cidade, tendo como pontos de interseção quatro terminais principais: City, Woden, Tuggeranong e Belconnen. Para facilitar o dia a dia, o cartão recarregável MyWay é ótimo para agilizar os embarques.

    Para os ciclistas, Canberra possui uma das melhores e mais extensas redes de ciclovias da Austrália, que possibilita rodar a cidade inteira sem praticamente precisar pedalar em uma rodovia. É muito prático e seguro.

    Estude e trabalhe
    em CANBERRA

    Localizada no extremo norte do Australian Capital Territory (ACT), a 280 km a sudoeste de Sydney e a 660 km a nordeste de Melbourne, Canberra é a capital da Austrália. “Local de encontro” em aborígene, Canberra foi escolhida em 1908 para ser a capital, colocando fim a uma disputa política entre Sydney e Melbourne.

    Moderna, segura e multicultural, Canberra, a exemplo de Brasília, também é uma cidade planejada, que apesar de ter sido inaugurada em 1913, só ficou realmente pronta ao longo da segunda metade so século XX, contando, inclusive, com consultoria do renomado arquiteto britânico William Holford, que havia sido um dos juízes que escolheu o projeto de Lúcio Costa para Brasília. Não por acaso, Canberra tem entre seus destaques belos edifícios públicos, ruas arborizadas e um lago artificial.

    Você sabia?

    • 'Homenagem'

      O lago artificial Burley Griffin, inspirado no Lago Paranoá, de Brasília, foi batizado em homenagem ao arquiteto do projeto original de Canberra, o norte-americano Burley Griffin.
    • 'Consultor'

      William Holford, urbanista britânico que foi um dos juízes que escolheu o projeto de Lúcio Costa para Brasília, foi consultor na construção de Canberra;
    • 'Brasília?'

      Canberra, capital planejada, foi muito inspirada em Brasília, e vice-versa;
    • 'Ngunnawal'

      Na linguagem do povo Ngunnawal, Canberra significa “local de encontro”;
    • 'Precoces'

      Canberra possui o maior percentual de adotantes precoces de tecnologia da Austrália;
    • 'Voluntariado'

      Canberra tem a maior porcentagem de voluntários da Austrália;
    • 'Interior'

      Canberra é a maior cidade do interior da Austrália;

    Saiba tudo sobre intercâmbio em CANBERRA

    Descubra porque estudar em Canberra com a WEST 1

    FAQ

    • 1) Por que estudar em Canberra

      Quarta melhor cidade da Austrália para estudantes e 22a do mundo, de acordo com o QS World University Rankings 2018, Canberra, como outras cidades australianas, é muito bem classificada no indicador “mix de estudantes”, refletindo a diversificada população do país. Outro fator que contribui para a boa colocação de Canberra é a presença da Australian National University (ANU), a 20ª melhor universidade do mundo, segundo o QS Ranking 2018, e a número um da Austrália. Com ambiente seguro, descontraído e acolhedor, Canberra também é muito bem avaliada no quesito “desejabilidade”, que se baseia em fatores como qualidade de vida e necessidades dos alunos. Embora seja uma das poucas cidades entre as principais australianas que não está na costa, Canberra possui muitas atrações naturais, a começar pelo próprio lago Burley Griffin, no centro da cidade, as cordilheiras a leste, os alpes a oeste e dezenas de vinícolas.
    • 2) 9 Motivos para estudar em Canberra

      • Estudante pode trabalhar 40 horas por quinzena (e em tempo integral durante as férias);
      • Eleita a quarta melhor cidade da Austrália para estudantes e a 22a do mundo pelo respeitado QS World University Rankings;
      • Possui uma universidade entre as 20 melhores do mundo (Australian National University);
      • Sede da Australian National University, eleita a melhor universidade da Austrália:;
      • Cidade moderna, segura e multicultural;
      • Canberra proporciona um ambiente seguro, descontraído e acolhedor;
      • Muito bem classificada no indicador “mix de estudantes”;
      • Cidade de fácil mobilidade urbana;
      • Capital com melhor rede de ciclovias da Austrália.
    • 3) Sobre Canberra

      Canberra está localizada dentro do Australian Capital Territory, que é cercado pela cordilheira Great Dividing Range a leste e pela base dos Australian Alps a oeste. Nos arredores, renomadas vinícolas, as belas praias da Costa Sul de NSW - incluindo Jervis Bay -, cidades interioranas históricas e as magníficas montanhas nevadas dos Alpes Australianos. No coração de Canberra está o lago artificial Burley Griffin, usado para atividades de lazer e esportes como iatismo, canoagem, windsurf e ciclismo, além de caminhada e corrida em seu entorno. Espalhadas pela cidade, dezenas de pequenas galerias de arte mantém ativa uma vibrante comunidade artística, que tem como referência maior a National Gallery of Australia, um dos mais importantes museus do hemisfério sul. Por ser a capital administrativa do país, Canberra abriga diversas instituições sociais e culturais como a sede do governo da Austrália, o Parlamento, a residência oficial do governador-geral e a Suprema Corte, além do Australian War Memorial, Australian National University, Royal Australian Mint, Australian Institute of Sport, National Museum e National Library.
    • 4) Acomodação em Canberra

      Muito importante, ao pesquisar um lugar para morar em Canberra, que este seja próximo à escola ou que seja facilmente acessível via transporte público. Dividimos as acomodações em dois tipos, de acordo com a duração da viagem:

      Curto prazo

      Hostels Backpackers (Albergues)

      Os hostels são boas opções para quem deseja economizar com acomodação. Os quartos em geral são coletivos, mas também há de casais e individuais. Preferidos dos viajantes jovens, os ambientes são bem descontraídos, de muita socialização e, com isso, muito procurados nas altas temporadas.

      Lodges

      São espécies de pousadas que oferecem quartos individuais, de casais e coletivos. O ambiente é menos agitado e mais privado do que os hostels, os preços são um pouco mais caros, mas ainda mais em conta do que os hotéis.

      Longo prazo

      Homestay (casa de família)

      A WEST 1 recomenda que, pelo menos nas primeiras semanas, o estudante se hospede em uma homestay, que são casas de famílias australianas ou de imigrantes que já estão há muitos anos no país. É lá que o estudante começa a ter contato com a cultura australiana, exercita o que aprende na escola, conhece a cidade e tira dúvidas. Para participar deste tipo de programa, as famílias são credenciadas pelo governo australiano, o que garante total segurança para o estudante.

      Share accommodation

      Após o período da homestay, o estudante já está mais familiarizado com a escola e a cidade. Sentindo-se mais independente, o passo seguinte é dividir um apartamento ou um quarto com outros estudantes, muitos deles de nacionalidades diferentes, o que é uma experiência muito bacana, além de ser ótimo para aprimorar o idioma. O aluguel, na maioria das vezes, é pago semanalmente, e antes de se mudar é preciso depositar o famoso “bond”, que nada mais é do que um adiantamento que varia de duas a quatro semanas do aluguel.
    • 5) Trabalho em Canberra

      Na Austrália, assim que as aulas começam, o estudante pode trabalhar 40 horas por quinzena (e em tempo integral durante as férias). Para isso, é importante abrir uma conta de estudante em um banco e fazer o Tax File Number, um registro junto ao Australian Taxation Office que permitirá receber do empregador e se acertar com o imposto de renda. Por ser a sede administrativa do país, praticamente um terço da população de Canberra é formado por servidores públicos. O setor de hotelaria e alimentação, que inclui estabelecimentos como hotéis, bares, pubs e restaurantes, é o que tradicionalmente mais emprega os estudantes internacionais. No caso de Canberra, ele responde por somente 3,2% dos trabalhos na cidade, mas ainda é a principal opção, ao lado da construção civil (5,7%) e varejo (6,4%).
    • 6) Atrações em Canberra

      Floriade, o festival das flores que marca o início da primavera em Canberra, talvez seja o evento mais famoso da cidade. No verão, tudo gira em torno das inúmeras atividades ao ar livre, principalmente nas águas do Lago Burley Griffin e em seu entorno. Já no outono, quando as árvores dos parques ganham tonalidades especiais, a cerimônia da alvorada no Australian War Memorial, durante as festividades do Anzac Day, é imperdível, assim como o Canberra District Wine Harvest Festival. Já no inverno, época realmente fria, o Fireside Festival, que tem como mote encher o estômago ao lado de uma fogueira, acontece em Canberra e em vilarejos vizinhos como Yass, Hall, Murrumbateman e Gundaroo, proporcionando um mês de comida, vinho e entretenimento. Independentemente da estação do ano, sempre tem algo acontecendo nas dezenas de pequenas galerias de arte de Canberra, nos museus - em especial nos icônicos National Museum e National Gallery of Australia -, e também nos diversos prédios e espaços públicos da cidade como a Parliament House, Old Parliament House, Australian National Botanic Garden e Australian Institute of Sport, entre outros. Nos arredores, Jervis Bay é um paraíso na costa, com praias de areia branquíssima, boas para o surfe e cercadas por muita natureza. Durante o inverno, os Alpes Australianos são o local ideal para praticar esqui e snowboard. Você pode acessá-los pelo Namadgi National Park, a apenas 45 minutos de carro de Canberra. E se a ideia é degustar bons vinhos, mais de 30 vinícolas estão espalhadas a aproximadamente 35 minutos do centro de Canberra.

    Mapa de CANBERRA