WEST 1

Intercâmbio

  • Nossos Destinos
  • Austrália
  • Canadá
  • Irlanda
  • Nova Zelândia
  • Sobre nós
  • Blog
  • Nossos Serviços
  • Sobre a WEST 1
  • Social Media links
  • West 1 TV
  • Escolas e Cursos
  • Agências
  • Ouvidoria
  • Fale Conosco
  • Intercâmbio Gold Coast Austrália

    GOLD COAST

    Snapshot

    Overview

    Overview

    › População:

    663.321 (Jun/2017)

    › Área:

    414.3 km²

    › Fuso Horário:

    Em relação ao Horário de Brasília: +13h

    › Código Telefônico:

    07

    › Localização (Região):

    South East Queensland

    › Data de fundação:

    1959

    › Densidade demográfica:

    417/km² (2017)

    › Custo de vida:

    Estimativa mensal para uma pessoa (sem aluguel): AU$ 1,078

    › Temperatura média:

    Mínima média anual: 17,2 °C - Máxima média anual: 25,1 °C

    Climate

    Climate

    O clima na Gold Coast é subtropical úmido, com verões quentes e úmidos e temperatura média em torno de agradáveis 20 a 28 °C, enquanto que os invernos são amenos, ensolarados e secos, com temperatura média de 10 a 22 °C. Janeiro a março são os meses que mais chovem, em geral com tempestades tropicais nos dias mais quentes.

    Lifestyle

    Lifestyle

    Praia e surfe, mas sem se esquecer de que é a maior cidade não-capital da Austrália. Ou seja, tem muito mais opções de lazer e entretenimento.

    History

    History

    Os primeiros movimentos da colonização europeia na área onde hoje é a Gold Coast aconteceram no início do século XIX, quando madeireiros procuravam cedros para levar à Sydney e para a colônia penal de Brisbane. Com o fim da colônia, em 1939, a população de colonos de Brisbane cresceu e foram surgindo as primeiras fazendas de gado nos vales dos rios da Gold Coast. No final do século XIX, as pessoas de Brisbane, fugindo do calor do verão, começaram a descobrir as praias da Gold, até que o governador de Queensland construiu em 1885 uma casa próxima à atual Southport. A região começou a se desenvolver, virou moda entre os ricos e influentes, até que em 1889 uma linha de trem foi estendida de Brisbane a Southport, e depois para Coolangatta. Casas e hotéis foram construídos e uma nova estrada costeira ligando Brisbane às praias foi concluída em 1925, ano em que foi inaugurado o Surfers Paradise Hotel perto de uma bela praia de surfe. Em 1933, a cidade que havia crescido em volta do hotel recebeu o nome de Surfers Paradise que se tornou o centro da cidade que passou a se chamar Gold Coast.

    Cost of Living

    Cost of Living

    Estimativa mensal para uma pessoa (sem aluguel): AU$ 1,078

    Public Transport

    Public Transport

    O sistema de transporte público de Gold Coast inclui ônibus, trem e veículo leve sobre trilhos, este último novidade recente. A maneira mais fácil de se locomover pela cidade é usando o cartão recarregável Go Card, aceito nos diferentes meios de transportes. O sistema cobre oito zonas do sudeste de Queensland, que se estende de Gold Coast a Sunshine Coast, passando pelo centro de Brisbane e por áreas em Moreton Bay, permitindo inclusive o uso de balsa com o mesmo cartão Go Card. Estudante internacional tem a vantagem de pagar metade do valor das passagens na Gold Coast. Para quem prefere pedalar, a cidade possui aproximadamente 800 km de ciclovias que ligam bairros, escolas, parques e interconectam-se com as principais rotas de trânsito.

    Estude e trabalhe
    em GOLD COAST

    Agraciada com quase 300 dias de sol por ano, Gold Coast possui uma costa invejável, abriga renomados parques temáticos como Wet n’ Wild e Sea World e, não por acaso, é a capital turística de Queensland, recebendo visitantes de toda a Austrália e do mundo inteiro através de seu aeroporto internacional localizado em Coolangatta.

    Com mais de 50 km de praias que se estendem de South Stradbroke Island a Rainbow Bay, a cidade possui alguns dos break points mais famosos do mundo. Praias como Snapper Rocks, Kirra e Burleigh Heads são patrimônios do surfe mundial e recebem, anualmente, a elite do esporte para a disputa do Quiksilver Pro.

    Você sabia?

    • 'aaaaaaaalto!'

      Q1, o edifício residencial mais alto do hemisfério sul, está localizado na Gold Coast;
    • 'Kurrungal'

      Os aborígines se referem à Gold Coast como "Kurrungal", tipo de madeira que havia em abundância e eles usavam para fazer bumerangues;
    • 'Schoolies'

      A tradição dos “Schoolies” começou nos anos 1970, quando os alunos se reuniam em torno do Broadbeach Hotel para celebrar os exames finais da escola. Hoje, estudantes da Austrália inteira vão à Gold festejar a conclusão dos estudos;
    • 'Nerang'

      Nerang foi o primeiro município da região, datado de 1865;
    • 'Commonwealth Games'

      Em 2018, Gold Coast sediou o Commonwealth Games, que reuniu mais de 6 mil atletas de 70 países e territórios;
    • 'Campeã!'

      A Austrália foi a grande vencedora do Commonwealth Games 2018, com 80 medalhas de ouro e 198 no total, seguida pela Inglaterra (45 ouro /136 total), Índia (26/66), Canadá (15/82), Nova Zelândia (15/46) e África do Sul (13/37).

    Saiba tudo sobre intercâmbio em GOLD COAST

    Descubra por que estudar em Gold Coast com a WEST 1

    FAQ

    • 1) Por que estudar em Gold Coast

      Apesar da vocação para a diversão, Gold Coast é a sexta maior cidade da Austrália e a maior entre as que não são capital, com mais de 12 mil novas pessoas chegando a cada ano para morar. Entre os estrangeiros que residem na cidade, quase dois terços nasceram em países de língua inglesa como Nova Zelândia (9,2%), Reino Unido (7,1%) e África do Sul (1,3%), o que é muito positivo para a adaptação do estudante brasileiro em relação ao idioma. As opções de estudo na Gold Coast são muito boas. Lá estão algumas universidades de renome mundial como Bond University e Griffith University, que oferecem campus com infra-estrutura de tirar o fôlego, uma unidade da TAFE com centenas de cursos vocacionais e, claro, as melhores escolas de inglês. Independentemente de onde está matriculados, estudantes internacionais na Gold Coast sempre têm desconto de 50% nos bilhetes de toda a rede pública de transporte, o que faz muita diferença no orçamento.
    • 2) 10 Motivos para estudar em Gold Coast

      1. Estudante brasileiro pode trabalhar 40 horas por quinzena (e em tempo integral durante as férias);
      2. Estudante internacional paga somente metade do valor das passagens no transporte público;
      3. Cidade possui duas universidades de renome mundial com campus incríveis;
      4. Segunda maior cidade de Queensland;
      5. Sexta maior cidade da Austrália;
      6. Maior cidade da Austrália depois das capitais;
      7. Localizada a apenas 75 km da capital de Queensland, Brisbane;
      8. Clima subtropical úmido;
      9. Quase 300 dias de sol por ano;
      10. Mais de 50 km de praia.
    • 3) Sobre a Gold Coast

      Conhecida como o parque de diversões dos australianos, Gold Coast é um dos locais preferidos para férias, especialmente no verão, mas também é o lugar perfeito para quem busca uma vida ligada à praia, vida noturna e, claro, muito surfe. Pela costa estão algumas das ondas mais perfeitas do planeta, como as de Kira e Snapper Rocks, enquanto que a somente 30 minutos para o interior há verdadeiros paraísos como Springbrooke e Tamborine Mountain, que contrastam com o agito da Gold. O centro nervoso, claro, é a mundialmente famosa Surfers Paradise, que concentra as baladas, shoppings e restaurantes. Já bairros como Burleigh Heads e Coolangatta oferecem a mesma atmosfera praiana, mas com um dia a dia mais relaxado. Em Coomera, perto de Surfers, é onde estão três dos mais famosos parques temáticos do mundo: Sea World, Warner Bros e Dreamworld.
    • 4) Acomodação em Gold Coast

      Muito importante, ao pesquisar um lugar para morar na Gold Coast, que este seja próximo à escola ou que seja facilmente acessível via transporte público. Dividimos as acomodações em dois tipos, de acordo com a duração da viagem:

      Curto prazo

      Hostels Backpackers (Albergues)

      Os hostels são boas opções para quem deseja economizar com acomodação. Os quartos em geral são coletivos, mas também há de casais e individuais. Preferidos dos viajantes jovens, os ambientes são bem descontraídos, de muita socialização e, com isso, muito procurados nas altas temporadas.

      Lodges

      São espécies de pousadas que oferecem quartos individuais, de casais e coletivos. O ambiente é menos agitado e mais privado do que os hostels, os preços são um pouco mais caros, mas ainda mais em conta do que os hotéis.

      Longo prazo

      Homestay (casa de família)

      A WEST 1 recomenda que, pelo menos nas primeiras semanas, o estudante se hospede em uma homestay, que são casas de famílias australianas ou de imigrantes que já estão há muitos anos no país. É lá que o estudante começa a ter contato com a cultura australiana, exercita o que aprende na escola, conhece a cidade e tira dúvidas. Para participar deste tipo de programa, as famílias são credenciadas pelo governo australiano, o que garante total segurança para o estudante.

      Share accommodation

      Após o período da homestay, o estudante já está mais familiarizado com a escola e a cidade. Sentindo-se mais independente, o passo seguinte é dividir um apartamento ou um quarto com outros estudantes, muitos deles de nacionalidades diferentes, o que é uma experiência muito bacana, além de ser ótimo para aprimorar o idioma. O aluguel, na maioria das vezes, é pago semanalmente, e antes de se mudar é preciso depositar o famoso “bond”, que nada mais é do que um adiantamento que varia de duas a quatro semanas do aluguel.
    • 5) Trabalho em Gold Coast

      Na Austrália, assim que as aulas começam, o estudante pode trabalhar 40 horas por quinzena (e em tempo integral durante as férias). Para isso, é importante abrir uma conta de estudante em um banco e fazer o Tax File Number, um registro junto ao Australian Taxation Office que permitirá receber do empregador e se acertar com o imposto de renda. Recebendo anualmente mais de 13 milhões de visitantes e aproximadamente 12.500 novos residentes, a economia da Gold Coast é intensamente impulsionada pela indústria de serviços, resultando em oportunidades de trabalho nas diversas áreas dentro da hotelaria, bares e restaurantes, além de construção civil e limpeza.
    • 6) Atrações em Gold Coast

      Com eventos e festivais acontecendo em diversos lugares da Gold Coast, a cidade possui um calendário anual de atrações que inclui Sand Safari, a etapa do mundial de surfe Quicksilver Pro (masculino) e Roxy Pro (feminino), Bleach Festival, Gold Coast Film Festival, Blues on Broadbeach Music Festival e a etapa Gold Coast 600 do campeonato de automobilismo V8 Supercars, entre outros. Os parques temáticos como Australia Zoo, Dream World, Movie World, Wet n´ Wild, Underwater World e Seaworld são atrações permanentes, assim como as praias e break points espalhadas pelos mais de 50 km de costa. Nos arredores, descendo para o sul, está a famosa Byron Bay, destino de surfistas, mochileiros e neo-hippies do mundo inteiro. Para o norte, está a capital Brisbane e, seguindo viagem, Sunshine Coast, com suas belas praias, cidades com bons restaurantes, boutiques de luxo e florestas tropicais. Para o interior,Tamborine Mountain e os parques nacionais Springbrooke e Lamington são verdadeiros paraísos tropicais.

    Mapa de GOLD COAST