WEST 1

Intercâmbio

  • Nossos Destinos
  • Austrália
  • Canadá
  • Irlanda
  • Nova Zelândia
  • Sobre nós
  • Blog
  • Nossos Serviços
  • Sobre a WEST 1
  • Social Media links
  • West 1 TV
  • Escolas e Cursos
  • Agências
  • Fale Conosco
  • Intercâmbio em Limerick Irlanda

    LIMERICK

    Snapshot

    Overview

    População

    194.899 (2016)

    Área

    20,79 km²

    Fuso Horário

    Entre 2 a 4 horas à frente do horário de Brasília/Brasil, dependendo da época do ano. ** E no Horário de Verão? O horário de verão na Irlanda vai do último domingo de março até o último domingo de outubro. No final de outubro o Brasil entra em horário de verão, adiantando os relógios brasileiros em 1 hora, portanto, a diferença diminui para 3 horas. Como em boa parte desse período (março a outubro) o Brasil está em seu horário tradicional, durante a maior parte do ano a diferença entre Brasil-Irlanda é de 4 horas. Em contrapartida, quando o horário de verão está em vigor somente no Brasil, a diferença cai para apenas 2 horas.

    Código Telefônico

    +353

    Localização (Região)

    Limerick é uma cidade situada na região Centro-Oeste da Irlanda, no estuário do rio Shannon, na província de Munster, que fica a aproximadamente 200 km de Dublin.

    Data de fundação

    Por volta do ano 1197

    Custo de vida

    Estimativa mensal para uma pessoa (sem aluguel): € 703.27

    Temperatura média

    Em Limerick o verão é agradável e de céu parcialmente encoberto; o inverno é longo, muito frio, com frequentes precipitações de chuva, ventos fortes e céu encoberto. Ao longo do ano, em geral, a temperatura varia entre 3 °C a 20 °C e raramente é inferior a -2 °C ou superior a 24 °C.

    Climate

    Se você é fã de um clima mais ameno vai se identificar bastante com Limerick, que é conhecida como a mais cinzenta de toda a Irlanda. Isso porque, de maneira geral, a cidade não recebe mais do que 3 horas e meia de sol direto por dia.
    Ainda assim, a temperatura não chega a ser gelada, variando entre 3 °C a 20 °C, e se mantém positiva até mesmo durante o inverno.
    De qualquer forma, assim como acontece com a maioria das regiões da Irlanda, é importante estar sempre prevenido, já que é perfeitamente possível fazer calor e frio no mesmo dia. Em Limerick, particularmente, há bastante incidência de ventos fortes, o que agita ainda mais o clima da região.

    Lifestyle

    Cidade tranquila, de clima bem interiorano e que ainda preserva traços de cidade pequena.

    History

    Assim como outras províncias irlandesas, Limerick também foi fundada pelos vikings, incialmente como uma ilha, no rio Shannon.
    Em 1197, foi construído um castelo e uma muralha para designar a fundação oficial da cidade. Apesar de toda essa proteção, a cidade foi cercada três vezes no século XVII. A maior parte da cidade foi construída durante a próspera época georgiana, que acabou de maneira abrupta com o Ato de União, que, em 1880, fundiu o Reino da Irlanda e o da Grã-Bretanha. A depressão durou dois séculos, considerando a época da grande fome irlandesa, de1845 a 1849, a Guerra da Independência, e o período da Segunda Guerra. Atualmente, a região tem uma população multicultural em crescimento, com grande apelo educativo, reunindo alguns dos melhores centros universitários irlandeses, além de um sistema de transporte com infraestrutura de ponta que serve de modelo para o país, ligando Limerick às principais cidades

    Cost of Living

    Estimativa mensal para uma pessoa (sem aluguel): € 703.27

    Public Transport

    Atendida por ampla rede ferroviária, com serviços frequentes entre Limerick e Dublin e outros centros urbanos importantes, há também opções de ônibus que partem de lá com destino a outros condados e províncias da Irlanda. Após um investimento de nove milhões de euros entre os anos de 2012 a 2016, Limerick reforçou ainda mais o que já era muito bem estruturado. Hoje seu sistema de transporte serve de modelo para o país, com uma infraestrutura que dispõe de um esquema público de aluguel de bicicletas e uma ciclovia emblemática entre o centro da cidade de Limerick e a Universidade de Limerick.
    Com isso, a cidade ainda se orgulha de ter se tornado referência em mobilidade, com o tempo de deslocamento para o trabalho reduzidos se comparado ao restante da ilha. A proposta do governo é oferecer a, pelo menos, dois terços da população o benefício de ir e vir do trabalho em menos de trinta minutos.

    Estude e trabalhe
    em LIMERICK

    Sede de três dos principais centros universitários da Ilha da Esmeralda, Limerick é uma referência para o ensino irlandês. Trata-se de uma cidade vibrante e jovem na qual quase metade da população tem menos de 35 anos e que se posiciona como centro comercial da província de Munster, mas ainda é pouco explorada por turistas e intercambistas.

    A apenas 200 km de Dublin, muitos podem subestimar uma das maiores cidades irlandesas, com quase 100 mil habitantes.

    Limerick, na verdade, é uma cidade de enorme potencial, com sistema de transporte modelo para todo o país e vida noturna agitada, além de atrações culturais e históricas – muitas delas gratuitas.

    Em comparação com Dublin, Cork e Galway no quesito custo de vida, Limerick ganha em disparada das três mais populares, com aluguéis que chegam a ser 50% mais baixos do que na capital, por exemplo.

    Você sabia?

    • 'Fadas'

      As ‘Fairy Trees’, ou árvores de fadas, foram adoradas tradicionalmente desde os tempos da religião pagã celta, resistindo mesmo depois do cristianismo. Até os anos 60, a construção de estradas era desviada sempre que houvesse uma fairy tree pelo caminho e, quando perdia-se um ente querido, era certo que uma árvore de fada havia sido cortada na propriedade. Hoje elas são simbólicas, cobertas de mensagens e presentes para os espíritos que as habitam e ponto de encontro dos cliques de muitos viajantes.
    • 'Cobras'

      A Irlanda é um dos poucos lugares do mundo que não possuem cobras nativas por conta da Era Glacial, já que o frio teria tornado a ilha inóspita para répteis. Mas os irlandeses atribuem a curiosidade à destreza de seu padroeiro, Saint Patrick, ao perseguir e matar todas as cobras num ato heroico de proteção à ilha.
    • 'The Cranberries'

      Dolores O'Riordan, vocalista da banda “The Cranberries” e, considerada na Irlanda como a maior cantora de toda a história do país, falecida em janeiro de 2018, nasceu em Limerick.

    Saiba tudo sobre intercâmbio em LIMERICK

    Sede de três dos principais centros universitários da Ilha da Esmeralda, Limerick é uma referência para o ensino irlandês. Trata-se de uma cidade vibrante e jovem na qual quase metade da população tem menos de 35 anos e que se posiciona como centro comercial da província de Munster, mas ainda é pouco explorada por turistas e intercambistas.
    A apenas 200 km de Dublin, muitos podem subestimar uma das maiores cidades irlandesas, com quase 100 mil habitantes.
    Limerick, na verdade, é uma cidade de enorme potencial, com sistema de transporte modelo para todo o país e vida noturna agitada, além de atrações culturais e históricas – muitas delas gratuitas.
    Em comparação com Dublin, Cork e Galway no quesito custo de vida, Limerick ganha em disparada das três mais populares, com aluguéis que chegam a ser 50% mais baixos do que na capital, por exemplo.

    FAQ

    • 1) Por que estudar em Limerick

      Sede de três dos principais centros universitários da Ilha da Esmeralda, Limerick é uma referência para o ensino irlandês. No Mary Immaculate College, por exemplo, você poderá optar por Psicologia, Ensino Infantil (Childhood care and Education), até Negócios e Contabilidade. Outras opções de bacharelado em diversas áreas da Engenharia, Arquitetura e artes na Universidade de Limerick, por exemplo, você poderá conhecimentos também em tecnologia em mais um dos institutos temáticos irlandeses - o Limerick Institute of Technology. Sem contar a gama de opções de instituições privadas, focadas em aprimorar o inglês como segunda língua. Nós apostamos que você vai adorar descobrir a cidade vibrante e jovem que há em Limerick, que atualmente se posiciona também como a capital comercial da região. Como estudante, você descobrirá que Limerick é uma cidade vibrante e jovem que se movimenta como a capital comercial da região. Quase metade da população da cidade tem menos de 35 anos e você pode estudar praticamente qualquer disciplina em muitas instituições educacionais públicas e privadas em Limerick.
    • 2) 10 Motivos para estudar em Limerick

      1. Estudante pode trabalhar 20 horas por semana. E 40 em junho, julho, agosto e setembro, e entre 15 de dezembro a 15 de janeiro
      2. População de estudantes ultrapassa os 21.000
      3. 50% da população de Limerick têm menos de 35 anos
      4. Os preços dos aluguéis na região são 50% mais baixos do que em Dublin, 25% mais baixos que os de Cork e 23% mais baixos que os de Galway
      5. Limerick foi premiada como a Cidade Europeia do Futuro
      6. A Escola de Arte e Design de Limerick está entre as 50 melhores escolas de moda do mundo
      7. Uma pesquisa com estudantes irlandeses votou recentemente na Universidade de Limerick como a mais popular da Irlanda, com um índice de satisfação de 85%
      8. Economize uma grana com pelo menos dez passeios gratuitos em parques, museus e galerias de arte.
      9. Centro da cidade compacto, de forma que você resolve praticamente tudo sem necessidade de grandes deslocamentos
      10. Sistema de transporte eficaz e abrangente que serve de modelo para toda Irlanda
    • 3) Sobre Limerick

      A interiorana Limerick fica a cerca de 200 km de Dublin, na província de Munster. Por não figurar entre as opções mais frequentes de turistas e intercambistas que optam pela Irlanda, muitos podem subestimar a 4ª maior cidade irlandesa, com quase 100 mil habitantes. Limerick, na verdade, é uma cidade de enorme potencial, com sistema de transporte modelo para todo o país e, com vida noturna agitada e atrações culturais e históricas – muitas delas gratuitas. Em comparação com Dublin, Cork e Galway no quesito custo de vida, Limerick sai em disparada das três mais populares, com alugueis que chegam a ser 50% mais baixos do que na capital, por exemplo.
    • 4) Acomodação em Limerick

      Os custos de acomodação variam de acordo com o estado, a cidade e o tipo escolhido. Mas, independentemente do seu destino, na hora de pesquisar um lugar para morar tenha sempre em mente a distância em relação a sua escola e a acessibilidade via transporte público. Dito isso, vamos aos tipos:

      Curto prazo

      Hostels Backpackers (Albergues)

      Os hostels são boas opções para quem deseja economizar com acomodação. Os quartos em geral são coletivos, mas também há de casais e individuais. Preferidos dos viajantes jovens, os ambientes são bem descontraídos, de muita socialização e, com isso, muito procurados nas altas temporadas.

      Lodges

      São espécies de pousadas que oferecem quartos individuais, de casais e coletivos. O ambiente é menos agitado e mais privado do que os hostels, os preços são um pouco mais caros, mas ainda mais em conta do que os hotéis.

      Longo prazo

      Homestay (casa de família)

      A WEST 1 recomenda que, pelo menos nas primeiras semanas, o estudante se hospede em uma homestay, que são casas de famílias australianas ou de imigrantes que já estão há muitos anos no país. É lá que o estudante começa a ter contato com a cultura australiana, exercita o que aprende na escola, conhece a cidade e tira dúvidas. Para participar deste tipo de programa, as famílias são credenciadas pelo governo australiano, o que garante total segurança para o estudante.

      Share accommodation

      Após o período da homestay, o estudante já está mais familiarizado com a escola e a cidade. Sentindo-se mais independente, o passo seguinte é dividir um apartamento ou um quarto com outros estudantes, muitos deles de nacionalidades diferentes, o que é uma experiência muito bacana, além de ser ótimo para aprimorar o idioma. O aluguel, na maioria das vezes, é pago semanalmente, e antes de se mudar é preciso depositar o famoso “bond”, que nada mais é do que um adiantamento que varia de duas a quatro semanas do aluguel.
    • 5) Trabalho em Limerick

      Muitos intercambistas optam pela Irlanda pela possibilidade de conciliar estudo com o trabalho regulamentado. As oportunidades, em sua maioria, se concentram em hospitalidade e restaurantes, empresas de cleanning, au-pair ou em pubs. À medida que os estudos no idioma forem evoluindo, as opções se ampliam para a área de vendas, recepção, entre outras posições em diversos segmentos do comércio local.
    • 6) Atrações em Limerick

      Fundada em 1168, St. Mary’s Cathedral é o prédio mais antigo da cidade em atividade. A igreja fica aberta todos os dias da semana em horário comercial, com missa aos domingos. Sua arquitetura é um convite à história da Irlanda! Outro ponto turístico que remonta o passado da ilha é o Hunt Museum, com entrada gratuita e exibições muito diversas e interessantes. Após conhecer um pouco mais da cultura e história do país, vale tomar um lanche no café do museu, com vista para o rio Shannon. Visitar o The Milk Market (Mercado de Leite) é um passeio ótimo para os fins de semana, pela manhã. Além dos deliciosos cafés espalhados pelo espaço, você pode comprar produtos fresquinhos provenientes das fazendas da região, assim como provar bolos e até pastel brasileiro. Localizada bem no centro comercial da cidade e igualmente popular entre os turistas, a Bedford Row é o foco de várias atrações da cidade, como a iluminação das luzes durante a época do Natal ou uma apresentação de danças internacionais, organizada pelos estudantes da Universidade de Limerick.

    Mapa de LIMERICK